64 Tipos de Simbologia Elétrica Usada em Projetos Elétricos

Você já conhece toda a simbologia elétrica usada em projetos elétricos?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a correta simbologia elétrica que deve ser empregada e qual a norma que deve seguir.

É muito importante que todo profissional de eletricidade que lida com projetos elétricos saibam ler, interpretar e executar os símbolos elétricos na planta baixa do projeto elétrico.

Por isso, se você ainda não conhece a norma, eu preparei um resumo, explicando o que é simbologia elétrica, e uma abordagem sobre a norma NBR 5444 da ABNT.

Você também vai aprender como ler e interpretar os 64 principais símbolos usados em projetos elétricos, então, continue lendo esse artigo, para aprender mais sobre:

 

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe este artigo completo com seus amigos nas redes sociais, para que eles possam aprender mais sobre a simbologia elétrica usada em projetos elétricos.

O que é simbologia elétrica e como usar em projetos elétricosO que é simbologia elétrica no projeto elétrico

A simbologia elétrica é a representação gráfica e escrita dos componentes na instalação com todos os seus detalhes na planta do projeto elétrico.

Alguns desses componentes são a localização dos pontos de consumo de energia elétrica, os comandos e indicações dos circuitos elétricos a que estão ligados, e o trajeto dos condutores.

Como a planta baixa do projeto se encontra reduzida numa proporção 50 ou 100 vezes menor, seria impossível representar os componentes reais de uma instalação elétrica.

Sendo assim, para elaborar um projeto elétrico residencial, utilizamos as normas da ABNT, a NBR 5410, onde iremos abordar a simbologia elétrica da NBR 5444.

Se você quiser receber dicas e conteúdos sobre projetos elétricos no WhatsApp, clique aqui e faça parte da nossa comunidade.

O que é a NBR 5444

A NBR 5444 é uma norma criada pela ABNT em 1989, que estabelece a estabelece os símbolos gráficos referentes às instalações elétricas prediais usados em projetos elétricos.

O objetivo é padronizar a simbologia elétrica, e representar uma instalação elétrica ou parte de uma da instalação, garantindo uma linguagem comum a qualquer profissional eletricista.

Por isso, ao elaborar um projeto elétrico, é preciso conhecer bem a norma, os componentes que serão utilizados e sua simbologia elétrica.

Porque a NBR 5444 foi cancelada

A NBR 54444 é uma norma antiga e foi cancelada sem substituição em 2014 pela ABNT por estar em formato extremamente antigo e desatualizado.

Porém, mesmo tendo sido cancelada, ainda permanece o uso dessa simbologia elétrica no Brasil, devido a sua simplicidade e por não existir uma norma brasileira em vigor.

A recomendação da ABNT, é a utilização das normas NBR IEC 60617  e NBR IEC 60417 , normas internacionais que ainda não foram traduzidas para o português.

Como toda simbologia deve ser especificada na legenda, a sugestão é que por enquanto deve-se adotar a simbologia simples e de conhecimento geral da norma cancelada.

Além disso, o projetista pode optar por uma simbologia própria, mas desde de que cada símbolo seja especificado na legenda no projeto.

FIQUE ATUALIZADO!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Como fazer a leitura e interpretação da simbologia elétrica usada na NBR 5444Livro sobre a simbologia elétrica da NBR 5444

A simbologia elétrica usada na norma NBR 5444 é baseada em figuras geométricas simples e permite a representação adequada dos dispositivos elétricos.

Esta norma se baseia na conceituação simbólica de quatro elementos geométricos básicos: o traço, o círculo, o triângulo equilátero e o quadrado.

E cada elemento representa um conjunto de símbolos em instalações elétricas que iremos discutir agora.

O Traço

Um segmento de reta na planta representa o eletroduto, e os diâmetros normalizados são segundo a NBR 5626, convertidos em milímetros.

Os condutores também são representados por traços que devem ser perpendiculares às linhas de representação dos condutos.

O Círculo

O círculo representa três funções básicas: o ponto de luz, o interruptor e a indicação de qualquer dispositivo embutido no teto.

O ponto de luz deve ter um diâmetro maior que o interruptor para diferenciá-los, e um elemento qualquer circundado indica que este se localiza no teto.

O ponto de luz na parede (arandela) também é representado pelo círculo.

Quanto ao ponto de luz, deve ser indicado junto à simbologia o número do circuito, o ponto de comando (interruptor), a quantidade de lâmpadas no ponto e a potência nominal do ponto.

Com relação à simbologia para os interruptores devem ser indicadas o ponto ou pontos a comandar.

O Triângulo Equilátero

O triângulo equilátero na planta representa as tomadas em geral, onde variações acrescentadas ao triângulo, indicam mudança de significado e função.

Essas mudanças podem ser tomadas de luz e/ou telefone, ou também modificações em seus níveis na instalação (baixa, média e alta).

Observe que junto à simbologia das tomadas, também são indicados o número do circuito e a potência do ponto em volt-Amperes (VA).

Alguns projetistas às vezes omitem a potência aparente junto à simbologia para tomadas de até 100 VA, mas, normalmente descrevem está omissão em notas no projeto indicando essa potência.

O Quadrado

O quadrado representa qualquer tipo de elemento no piso ou conversor de energia (motor elétrico) de forma semelhante ao círculo.

Se houver um círculo envolvendo a figura, significa que o dispositivo localiza-se no piso.

E para ilustrar melhor todos os elementos abordados, nós separamos uma lista com os principais símbolos elétricos ainda utilizados nas instalações elétricas da NBR 5444.

FIQUE ATUALIZADO!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

64 símbolos elétricos da NBR 5444 mais usados em projetos elétricos64 tipos de simbologia elétrica usada em projetos elétricos

Apesar dessa norma ter apenas 9 páginas, nosso objetivo será focar apenas nos 64 principais símbolos elétricos mais usados.

Para facilitar a compreensão, vamos seguir a divisão da simbologia elétrica por categorias, conforme estabelecido na NBR 5444.

Por ser uma norma antiga, algumas simbologias aqui representadas são a versão mais recente ou utilizada pelos projetistas.

A representação dos componentes será nas seguintes categorias dutos e distribuição, quadros de distribuição, interruptores, luminárias, tomadas e componentes do quadro de distribuição.

Como representar a simbologia elétrica dos Dutos e distribuição

Nos eletrodutos, para todas as dimensões em mm indicar a seção, se esta não for de 15 mm.

No condutores de fase, neutro, terra e retorno, cada traço representa um condutor, e deve se Indicar a seção, número de condutores, número do circuito e a seção dos condutores, exceto se forem de eletroduto 1,5 mm².

As dimensões das caixas de passagem devem ser dadas em mm, e a caixa de passagem da parede deve indicar a altura e se necessário fazer detalhe (dimensões em mm).

Na simbologia elétrica da cordoalha de aterramento, a norma ainda orienta indicar a seção que será utilizada.

Por fim, a recomendação da norma é que se a seção do condutor da campainha for maior, deve indicá-la no projeto elétrico.

1. Simbologia elétrica do eletroduto embutido no teto ou parede

2. Simbologia elétrica do eletroduto embutido no piso

3. Simbologia elétrica do eletroduto que sobeSimbologia elétrica do eletroduto que sobe

4. Simbologia elétrica do eletroduto que desceSimbologia elétrica utilizada para representar o eletroduto que desce no projeto elétrico

5. Simbologia elétrica do eletroduto que passa subindoSimbologia elétrica do eletroduto que passa subindo no projeto elétrico

6. Simbologia elétrica do eletroduto que passa descendoSimbologia elétrica do eletroduto que passa descendo no projeto elétrico

7. Simbologia elétrica do condutor de fase no interior do eletrodutoSimbologia elétrica utilizada para representar o condutor fase no interior do eletroduto no projeto elétrico

8. Simbologia elétrica do condutor neutro no interior do eletrodutoSimbologia elétrica utilizada para representar o condutor neutro no interior do eletroduto no projeto elétrico

9. Simbologia elétrica do condutor de retorno no interior do eletrodutoSimbologia elétrica utilizada para representar o condutor de retorno no interior do eletroduto no projeto elétrico

10. Simbologia elétrica do condutor terra no interior do eletrodutoSimbologia elétrica utilizada para representar o condutor terra no interior do eletroduto no projeto elétrico

11. Simbologia elétrica do condutor fase para campainha com seção 1,0 mm²Simbologia elétrica utilizada para representar o condutor de fase para campainha com seção de 10 mm² no projeto elétrico

12. Simbologia elétrica do condutor neutro para campainha com seção 1,0 mm²Simbologia elétrica utilizada para representar o condutor de neutro para campainha com seção de 10 mm² no projeto elétrico

13. Simbologia elétrica do condutor de retorno para campainha com seção 1,0 mm²Simbologia elétrica do condutor de retorno para campainha com seção de 10 mm² no projeto elétrico

14. Simbologia elétrica do condutor positivo no interior do eletrodutoSimbologia elétrica utilizada para representar o condutor positivo no interior do eletroduto no projeto elétrico

15. Simbologia elétrica do condutor negativo no interior do eletrodutoSimbologia elétrica utilizada para representar o condutor negativo no interior do eletroduto no projeto elétrico

16. Simbologia elétrica da cordoalha de aterramentoSimbologia elétrica utilizada para representar a cordoalha de terra no projeto elétrico

17. Simbologia elétrica da caixa de passagem no pisoSimbologia elétrica utilizada para representar a caixa de passagem no piso no projeto elétrico

18. Simbologia elétrica da caixa de passagem no tetoSimbologia elétrica utilizada para representar a caixa de passagem no teto no projeto elétrico

19. Simbologia elétrica da caixa de passagem na paredeSimbologia elétrica utilizada para representar a caixa de passagem na parede no projeto elétrico

Este detalhes são tão importantes, que tem uma atenção especial dedicada no nosso curso Projeto Elétrico do Zero.

Se você quer aprender a criar projetos elétricos passo a passo, então clique no banner e saiba mais

Como representar a simbologia elétrica dos quadros de distribuição

A simbologia elétrica usada para o quadro de distribuição foi dividida em 6 formas de representação.

A norma orienta que devem ser indicadas as cargas de luz em watts embutido e de força em W ou kW.

20. Simbologia elétrica do quadro parcial de luz e força aparenteSimbologia elétrica utilizada para representar o quadro parcial de luz e força aparente no projeto elétrico

21. Simbologia elétrica do quadro parcial de luz e força embutidoSimbologia elétrica utilizada para representar o quadro parcial de luz e força embutido no projeto elétrico

22.  Simbologia elétrica do quadro geral de luz e força aparenteSimbologia elétrica utilizada para representar o quadro geral de luz e força embutido no projeto elétrico

23. Simbologia elétrica do quadro geral de luz e força embutidoSimbologia elétrica utilizada para representar o quadro geral de luz e força embutido no projeto elétrico

24. Simbologia elétrica da caixa de telefonesSimbologia elétrica utilizada para representar o quadro de telefones no projeto elétrico

25. Simbologia elétrica da caixa para medidor Simbologia elétrica utilizada para representar o quadro de medidor no projeto elétrico

FIQUE ATUALIZADO!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Como representar a simbologia elétrica dos interruptores

Uma observação importante para os interruptores, é que as letras minúsculas ao lado da simbologia, indicam os pontos comandados.

Em projetos elétricos, alguns projetistas podem usar a simbologia elétrica do interruptor representado pela letra S.

26. Simbologia elétrica do interruptor de uma seçãoSimbologia elétrica utilizada para representar o interruptor de uma seção no projeto elétrico

27.  Simbologia elétrica do interruptor de duas seçõesSimbologia elétrica utilizada para representar o interruptor de duas seções no projeto elétrico

28. Simbologia elétrica do interruptor de três seçõesSimbologia elétrica utilizada para representar o interruptor de três seções no projeto elétrico

29.  Simbologia elétrica do interruptor paralelo ou Three-WaySimbologia elétrica utilizada para representar o interruptor paralelo ou Three Way no projeto elétrico

30. Simbologia elétrica do interruptor intermediário ou Four-WaySimbologia elétrica utilizada para representar o interruptor intermediário ou Four Way no projeto elétrico

31. Simbologia elétrica do botão de campainhaSimbologia elétrica utilizada para representar o botão de campainha no projeto elétrico

32. Simbologia elétrica do botão de minuteriaSimbologia elétrica utilizada para representar o botão de minuteria no projeto elétrico

Como representar a simbologia elétrica das luminárias, refletores e lâmpadas

A letra minúscula usada na simbologia elétrica das luminárias, indica o ponto de comando e o número entre dois traços o circuito correspondente.

No caso da arandela, deve-se indicar a altura da arandela e na simbologia elétrica do refletor devemos indicar a potência, tensão e o tipo de lâmpada.

Em pote com duas luminárias para iluminação externa é importante indicar as potências e o tipo de lâmpada.

Por fim, na simbologia elétrica da minuteria, a norma orienta que o diâmetro seja igual ao do interruptor.

33. Simbologia elétrica do ponto de luz no tetoSimbologia elétrica utilizada para representar o ponto de luz no teto no projeto elétrico

34. Simbologia elétrica do ponto de luz na parede (arandela)Simbologia elétrica utilizada para representar o ponto de luz na parede ou arandela no projeto elétrico

35. Simbologia elétrica do ponto de luz embutido no tetoSimbologia elétrica utilizada para representar o ponto de luz embutido no teto no projeto elétrico

36. Simbologia elétrica do ponto de luz tubular no tetoSimbologia elétrica utilizada para representar o ponto de luz tubular no teto no projeto elétrico

37. Simbologia elétrica do ponto de luz tubular na paredeSimbologia elétrica utilizada para representar o ponto de luz tubular na parede no projeto elétrico

38. Simbologia elétrica do ponto de luz tubular embutido no tetoSimbologia elétrica utilizada para representar o ponto de luz tubular embutido no teto no projeto elétrico

39. Simbologia elétrica do ponto de luz no teto em circuito vigia (emergência)

40. Simbologia elétrica do ponto de circuito vigia na parede (emergência)

41. Simbologia elétrica do ponto de circuito vigia no teto sistema tubular (emergência)

42. Simbologia elétrica de sinalização de tráfego (rampas, entradas, etc.)Simbologia elétrica utilizada para representar a sinalização de tráfego no projeto elétrico

43. Simbologia elétrica da lâmpada de sinalizaçãoSimbologia elétrica utilizada para representar a lâmpada de sinalização no projeto elétrico

44. Simbologia elétrica do refletorSimbologia elétrica utilizada para representar o refletor no projeto elétrico

 

45. Simbologia elétrica do poste com duas luminárias para iluminação externaSimbologia elétrica utilizada para representar o poste com duas luminárias para iluminação externa no projeto elétrico

Como representar a simbologia elétrica das tomadas

A simbologia elétrica das tomadas deverá ser usada, indicando a potência da tomada ao lado em VA (exceto se for de 100 VA).

Deve se indicar também o número do circuito correspondente e a altura da tomada, se for diferente da normalizada; se a tomada for de força, indicar o número de W ou kW.

Uma observação importante da norma, é especificar a altura da tomada de saída para telefone externo na parede.

FIQUE ATUALIZADO!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

46. Simbologia elétrica da tomada baixa na parede (300 mm do piso acabado)Simbologia elétrica utilizada para representar a tomada baixa na parede no projeto elétrico

47. Simbologia elétrica da tomada média na parede (1.300 mm do piso acabado)Simbologia elétrica utilizada para representar a tomada média na parede no projeto elétrico

48. Simbologia elétrica da tomada alta na parede (2.000 mm do piso acabado)Simbologia elétrica utilizada para representar a tomada alta na parede no projeto elétrico

49. Simbologia elétrica da tomada no pisoSimbologia elétrica utilizada para representar a tomada no piso no projeto elétrico

50. Simbologia elétrica de saída para telefone interno na paredeSimbologia elétrica usada para representar a saída para telefone interno na parede no projeto elétrico

51. Simbologia elétrica de saída para telefone externo na parede a uma altura “h”Simbologia elétrica usada para representar a saída para telefone externo na parede com altura no projeto elétrico

52. Simbologia elétrica de saída para telefone externo na paredeSimbologia elétrica usada para representar a saída para telefone externo na parede no projeto elétrico

Como representar a simbologia elétrica dos componentes do quadro de distribuição

Algumas simbologias aqui encontradas foram adicionadas porque não estavam na norma NBR 5444, como disjuntor DR e dispositivo DPS.

No disjuntor a óleo, deve se Indicar a tensão, corrente potência, capacidade nominal de interrupção e polaridade.

No caso do disjuntor a seco, deve se Indicar as mesmas informações acima com a polaridade representada através de traços.

E nas simbologias apresentadas como o fusível e as chaves seccionadoras, devem ser indicadas a tensão e as corrente elétrica nominal.

53. Simbologia elétrica do disjuntor monopolarSimbologia elétrica utilizada para representar o disjuntor monopolar no projeto elétrico

54. Simbologia elétrica do disjuntor bipolarSimbologia elétrica utilizada para representar o disjuntor bipolar no projeto elétrico

55. Simbologia elétrica do disjuntor tripolarSimbologia elétrica utilizada para representar o disjuntor tripolar no projeto elétrico

56. Simbologia elétrica do disjuntor a óleoSimbologia elétrica utilizada para representar o disjuntor a óleo no projeto elétrico

57. Simbologia elétrica do dispositivo diferencial residual DRSimbologia elétrica utilizada para representar o dispositivo diferencial residual DR no projeto elétrico

58. Simbologia elétrica do dispositivo de proteção contra surto DPSSimbologia elétrica utilizada para representar o dispositivo de proteção contra surtos DPS no projeto elétrico

59. Simbologia elétrica do fusívelSimbologia elétrica utilizada para representar o fusível no projeto elétrico

60. Simbologia elétrica da chave seccionadora com fusíveis (abertura sem carga)Simbologia elétrica utilizada para representar a chave seccionadora com fusíveis e abertura sem carga no projeto elétrico

61. Simbologia elétrica da chave seccionadora com fusíveis (abertura em carga)Simbologia elétrica utilizada para representar a chave seccionadora com abertura em carga no projeto elétrico

62. Simbologia elétrica da chave seccionadora com abertura sem cargaSimbologia elétrica utilizada para representar a chave seccionadora com abertura sem carga no projeto elétrico

63. Simbologia elétrica da chave seccionadora com abertura em cargaSimbologia elétrica utilizada para representar a chave seccionadora com abertura em carga no projeto elétrico

64. Simbologia elétrica da chave reversoraSimbologia elétrica utilizada para representar a chave reversora no projeto elétrico

Se você gostou desse conteúdo e quer aprender mais mais sobre projetos elétricos, clique no banner e saiba mais sobre o nosso curso.

Forte Abraço!