fbpx

Elétrica

Como montar um quadro de distribuição com DPS e IDR

Mardey Costa
Escrito por Mardey Costa em 6 de novembro de 2021
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe como montar um quadro de distribuição com DPS e IDR?

No vídeo abaixo, você vai descobrir como montar um quadro de distribuição residencial monofásico utilizando disjuntores, o IDR e o DPS na instalação elétrica

Então, se você quer aprender mais sobre esse assunto, então continue lendo esse artigo e confira o vídeo abaixo. Nele você vai aprender sobre:

E se você gostou do que vem por aí, então não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais, para que eles possam aprender como montar um quadro de distribuição com DPS e IDR.

Como montar um quadro de distribuição com DPS e IDR

O quadro de distribuição é responsável por abrigar os dispositivos de proteção da instalação elétrica, por exemplo, os disjuntores, dispositivos que previnem curtos-circuitos e sobrecargas, etc…

E é no quadro de distribuição que todo o cabeamento da instalação elétrica de uma residência ou empresa se encontra como circuitos de iluminação, tomadas, demais cargas, entre outros.

Além disso, o quadro de distribuição dos circuitos podem ser bifásicos, trifásicos ou monofásicos.

Por isso, no exemplo abaixo será montado um quadro de distribuição residencial monofásico e utilizando disjuntor, IDR e o DPS na instalação elétrica, mas você sabe

Pra que serve o DPS no quadro de distribuição

Antes de assistir o vídeo abaixo, é importante que você saiba que o DPS é um dispositivo de proteção contra surtos instalado no quadro de distribuição.

E o DPS tem como finalidade detectar as sobretensões transitórias em redes elétricas e fazer com que esses distúrbios de energia sejam desviados para o aterramento do circuito.

Outro dispositivo que iremos discutir a seguir é o IDR, mas você sabe o que é e pra que ele serve, confira.

Pra que serve o IDR no quadro de distribuição

O IDR é um interruptor diferencial residual que tem como função desligar automaticamente o circuito caso exista uma corrente de fuga.

Quando essa corrente de fuga ultrapassa 30 mA, o IDR reconhece e desliga automaticamente o circuito.

E estas são algumas das situações que geralmente o IDR pode ser importante como o caso de uma instalação mal feita, desgastes do cabo ou até mesmo uma pessoa levando um choque.

Porque usar o quadro de distribuição com DPS e IDR

O disjuntor em conjunto com o DPS e o IDR fornece uma boa proteção para a sua instalação elétrica a para as pessoas que irão utilizá-la!

Instalar um DPS no quadro é essencial e é um investimento em segurança que tem excelente custo benefício.

Por isso, vamos descobrir no vídeo abaixo como montar um quadro de distribuição com DPS e IDR.

O que você achou deste conteúdo que ensina como montar um quadro de distribuição com DPS e IDR? Compartilhe aqui nos comentários, o que achou mais interessante!

O que você achou deste conteúdo que ensina como montar um quadro de distribuição com DPS e IDR? Compartilhe aqui nos comentários, o que achou mais interessante!

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

>