fbpx

Elétrica

Para que serve a NR 10 na instalação elétrica

Mardey Costa
Escrito por Mardey Costa em 12 de novembro de 2021
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe para que serve a NR 10 na instalação elétrica?

No vídeo abaixo, você vai descobrir o que é e pra que serve a NR 10 e porque ela é tão importante para profissionais que trabalham com instalações elétricas..

Então, se você quer aprender mais sobre esse assunto, então continue lendo esse artigo e confira o vídeo abaixo. Nele você vai aprender sobre:

E se você gostou do que vem por aí, então não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais, para que eles possam saber mais sobre a NR 10.

O que é NR 10

A NR-10 é uma norma regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.

Essa norma tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem nas instalações e serviços com eletricidade.

A norma NR 10 foi publicada em junho de 1978 e está sendo constantemente atualizada e sua última alteração recente foi em 2019.

Pra que serve a NR 10

A NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos.

Resumindo, a NR 10 deve garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Porque a NR 10 é importante

A NR 10 é obrigatória para profissionais de instalações elétricas e os riscos e acidentes envolvendo eletricidade podem causar lesões gravíssimas e levar até à morte.

Segundo os dados do Procobe, de 2013 a 2018, 3.657 pessoas morreram por choque elétrico no Brasil.

E quando falamos em incêndios por sobrecarga e curto-circuito, eles mais que dobraram, passando de 200 em 2013 para 527 em 2018.

Além disso, as mortes praticamente quadruplicaram no período, passando de 16 para 61 ocorrências.

Onde usar a NR 10

A norma NR 10 deve ser aplicada em todas as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica.

Neste caso também estão inclusos as etapas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas.

E também quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes,

E, na ausência ou omissão destas normas, as normas internacionais serão cabíveis para complementação conforme o Ministério do Trabalho.

Onde baixar NR 10?

Se você ainda tem dúvidas e gostaria de baixar a norma NR 10 atualizada para saber mais é muito simples.

Basta acessar o site do Ministério do Trabalho e escolher a NR desejada, no nosso caso, a NR10.

Mas lembre-se que há várias versões da norma e para baixar a última versão atualizada da NR 10 é importante baixar diretamente do site do Ministério do Trabalho.

O que você achou deste artigo sobre a norma NR 10? Compartilhe aqui nos comentários, o que achou mais interessante!

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

>