Elétrica

Como escolher o kit de ferramentas para eletricistas

Mardey Costa
Escrito por Mardey Costa em 25 de novembro de 2021

Você sabe como escolher o kit de ferramentas para eletricistas?

Nesse artigo, você vai descobrir como escolher o melhor kit de ferramentas e quais são as principais ferramentas para eletricistas.

Então, se você quer aprender mais sobre esse assunto, então continue lendo esse artigo. Nele você vai aprender sobre:

E se você gostou do que vem por aí, então não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais, para que eles possam descobrir como escolher o melhor kit de ferramentas para eletricistas.

O que é kit de ferramentas

O kit de ferramentas para eletricistas é um conjunto de ferramentas essenciais para realizar a manutenção e reparos em instalações elétricas

E todo eletricista precisa de um kit de ferramentas de qualidade para executar serviços de qualidade e segurança.

E a utilização dessas ferramentas adequadas são essenciais para reduzir riscos elétricos e oferecer mais segurança ao profissional.

Além disso, essas ferramentas elétricas devem seguir todos os padrões de qualidade e atender às normas específicas para a execução da atividade desenvolvida.

Pra que serve o kit de ferramentas

O kit de ferramentas é muito usado por várias pessoas e profissionais, seja em casa para instalar um quadro na parede ou no trabalho conforme a profissão.

Isso acontece porque a falta de ferramentas específicas para trabalhos manuais demandam um esforço maior e podem até estragar a ferragem.

E você já deve ter passado por essa situação onde teve que usar uma faca para apertar o parafuso, um tipo de improviso possa resolver o seu problema.

Existem vários tipos de kit de ferramentas, mas é importante destacar que não é recomendado mexer em instalações elétricas sem conhecimento.

Por isso, a recomendação é evitar possíveis riscos elétricos e entrar em contato com um eletricista profissional para resolver este problema.

Por que usar o kit de ferramentas para eletricistas

Todo eletricista profissional precisa de um kit de ferramentas para realizar reparos em instalações elétricas da maneira correta e segura.

Essas ferramentas são importantes e ajudam os eletricistas a realizar um trabalho de maior qualidade e eficiência.

Por isso, as ferramentas elétricas são excelentes equipamentos capazes de realizar tarefas com precisão e rapidez, e ainda ajudam o eletricista a economizar tempo.

Por isso nós fizemos uma lista com 15 itens obrigatórios que não podem faltar no kit de ferramentas para eletricistas, confira abaixo.

15 itens que não pode faltar no kit de ferramentas para eletricistas

Confira abaixo algumas das ferramentas essenciais para um eletricista.

Chave de fenda do kit de ferramentas para eletricistas

A chave de fenda é uma ferramenta indispensável no kit de ferramentas para realização de instalações e manutenções elétricas.

A chave de fenda é muito usada por exemplo para parafusar tomadas e interruptores na instalação elétrica e várias outras utilidades.

Por isso é recomendável ter mais de uma chave de fenda, sendo uma para parafusos pequenos e outras para parafusos maiores ou que exigem maior esforço.

Chave Philips do kit de ferramentas para eletricistas

Outra ferramenta indispensável no kit de ferramentas do eletricista é a chave Philips.

Isso acontece porque alguns componentes elétricos como por exemplo os disjuntores possuem parafusos acoplados que só podem ser apertados com o uso correto através da chave Philips.

O uso incorreto de chave de fendas neste tipo de parafuso pode danificar a cabeça do parafuso, impedindo a sua remoção futura e gerar problemas ao componente.

Neste caso, é recomendável que todo eletricista tenha pelo menos uma chave Philips no seu kit de ferramentas.

Alicate universal do kit de ferramentas para eletricistas

O alicate é um item obrigatório no kit de ferramentas dos eletricistas e vamos falar sobre os cinco modelos abaixo e qual a importância de cada um deles.

Neste caso, o alicate universal é usado pelos eletricistas para prender, cortar ou dobrar os condutores elétricos.

E uma característica do alicate universal é o formato da sua cabeça ou ponta que é achatada e com mordida estriada para apertar e dobrar os fios elétricos.

Esse tipo de alicante também possui uma lâmina de corte para fios e arames e pode ser encontrado em vários tamanhos no mercado.

Mas uma dica importante para eletricistas é comprar alicates que sejam originais e que possuem sempre o cabo isolado.

Alicate de corte do kit de ferramentas para eletricistas

O Alicate de corte diagonal não pode faltar no kit de ferramentas para eletricistas, porque ele é fundamental para fazer o corte de fios e cabos elétricos.

Além disso, ele também é usado para cortar chapas, arames e possui uma utilidade importante que é a de descascador de fios.

Por isso, este tipo de alicate é importante para projetos de eletrônica e também durante a manutenção em eletroeletrônica e informática, e deve ter o cabo isolado.

Alicate de bico do kit de ferramentas para eletricistas

O alicate de bico também precisa estar no kit de ferramentas para eletricistas.

Esse tipo de alicate possui uma ponta mais fina e garante com que as manutenções elétricas em locais de difícil acesso se tornem mais fáceis e rápidas.

Isso acontece porque além de pegar, apertar, segurar e cortar acessórios, esse tipo de alicate facilita as atividades do dia a dia como dobrar ou puxar pontas de fios, e também para segurar partes de algum componente em uma determinada posição.

É possível encontrá-lo em modelos variados de cabos e isolamentos, como: Bico Chato, Alicate Bico Meia-Cana, Alicate de Bico Redondo e muitos outros.

Por isso, é muito importante reforçar que para profissionais qeu trabalham com eletricidade é recomendado esse alicate também deve ter cabo isolado.

Alicate decapador de fios do kit de ferramentas para eletricistas

No kit de ferramentas para eletricistas deveria ter um alicate decapador de fio e você vai descobrir o porque ele é importante.

Nem todos os profissionais gostam de usar o alicate de corte para desempacar fios, e neste caso, a ferramenta mais indicada é o descascador de fios.

Mas a diferença pro modelo de alicate descascador de fios é que esse consegue cortar e descascar materiais com até 11mm de diâmetro.

O alicate decapador de fios possui mandíbulas reguláveis para decapar a isolação com rapidez e sem danificar o condutor.

Ele contém duas lâminas que prende a capa do fio, facilitando a sua remoção quando é puxado e tem com comprimento padronizado conforme o diâmetro do condutor.

Alicate de prensa terminal do kit de ferramentas para eletricistas

Existem vários tipos de alicates no kit de ferramentas para eletricistas, e o alicate de prensa terminal serve para prensar terminais.

Esse tipo de alicate serve para instalar terminais e emendas não isolados, e também possui matriz fixa para compressão, cortadora e desencapadora de fios e cabos.

Além disso, com um alicate comum, você não consegue o mesmo ajuste de pressão, nem a mesma precisão de aperto específico para prensar terminais.

Por isso, a sua cabeça é diferenciada com uma matriz fixa de compressão e ainda é possível ajustar a força aplicada e ter perfeita firmeza no momento de juntar duas partes opostas.

Estilete do kit de ferramentas para eletricistas

O estilete serve para cortar as partes não metálicas de alguns componentes da instalação elétrica.

Além disso, ele também serve para descascar os condutores elétricos.

Mas é importante destacar que devido a falta de isolação, o estilete não é uma ferramenta ideal para eletricistas,

Neste caso, o correto seria usar a faca com isolação específica para eletricistas e conforme a recomendação da NR 10.

Neste caso, o estilete pode ser uma ferramenta alternativa quando você não tiver um descascador de fios.

E caso for utilizar o estilete, o recomendado seria usar o modelo que possui uma trava de segurança.

Furadeira do kit de ferramentas para eletricistas

As furadeiras elétricas também são importantes no kit de ferramentas para eletricistas.

As furadeiras elétricas são fundamentais em diversas atividades realizadas pelo eletricista.

E neste caso, além da furadeira de qualidade, você precisará de um bom jogo de brocas para metal e para cimento.

Mas é importante ter uma atenção especial porque existem no mercado vários modelos e tipos de furadeiras.

Por isso, na hora de comprar a furadeira, observe bem as especificações de cada modelo.

Arco de serra do kit de ferramentas para eletricistas

O arco de serra ou a segueta é uma ferramenta para cortar ou serrar, principalmente madeira, compensados, metais, plásticos.

Ela faz parte do kit de ferramentas para eletricistas e deve ser usada para serrar condutos de fios de metal e também pode ser importante caso seja necessário serrar partes de metal.

É possível encontrar no mercado o modelo de mini arco de serra para cortes em profundidade e o arco de serra comum.

Mas o ideal seria que o eletricista tivesse no seu kit de ferramentas tanto o arco de serra comum, quanto o mini arco de serra.

Multímetro do kit de ferramentas para eletricistas

Outra ferramenta que não pode faltar no kit de ferramentas para eletricistas é o multímetro.

O multímetro é o instrumento de trabalho do eletricista mais indicado para avaliar a tensão da rede, mas também é usado para testar praticamente todos os aparelhos que funcionam com eletricidade.

O multímetro é um multimedidor, pois une em um só aparelho as funções de um amperímetro, ohmímetro e voltímetro.

Ou seja, através do multímetro é possível medir e avaliar as grandezas elétricas como a tensão, corrente, resistência e outras.

Lanterna do kit de ferramentas para eletricistas

Todo eletricista deve estar preparado para situações inesperadas ou de urgência.

E infelizmente algumas manutenções elétricas podem ocorrer em ambientes que não estejam com boa claridade ou que estejam em escuridão total.

E neste caso, a lanterna será um item fundamental no kit de ferramentas para eletricistas.

Por isso, o eletricista deve estar preparado para esse tipo de urgência, e neste caso, ter uma lanterna pode ajudar a resolver o problema.

Existem vários tipos de lanternas para eletricistas, mas a mais recomendada é aquela usada na cabeça.

Dessa forma é possível realizar a manutenção da instalação elétrica com mais segurança e mantendo as mãos livres durante a execução do serviço.

Fita isolante do kit de ferramentas para eletricistas

Para alguns pode parecer um detalhe, mas para o eletricista a fita isolante é um item indispensável no kit de ferramentas para eletricistas.

A fita isolante é responsável pela isolação de cabos e componentes, e é utilizada como exemplo nas emendas dos condutores na instalação elétrica.

Apesar de ter a mesma função, existem vários tipos de fitas isolantes no mercado e também em várias cores e modelos..

De qualquer forma é importante usar materiais de qualidade com boa colagem para que não possam prejudicar o isolamento.

Sonda para o kit de ferramentas para eletricistas

Outra ferramenta indispensável e muito útil no kit de ferramentas para eletricistas é a sonda.

A sonda é muito utilizada para ajudar a passar os fios elétricos na instalação elétrica.

Ela é composta por um arame de aço que foi fabricado para percorrer facilmente dentro dos eletrodutos.

Por isso, a sonda é muito importante porque ajuda o eletricista a ganhar mais tempo durante a passagem de vários fios e cabos elétricos.

Bolsa para eletricista do kit de ferramentas para eletricistas

Depois de listar acima tantas ferramentas de trabalho, não poderia deixar de citar a importância da bolsa para eletricistas.

Todo eletricista profissional precisa ter suas ferramentas organizadas e ao seu alcance.

E neste caso, dependendo do tipo de serviço que será realizado é impossível carregar todos os itens nas mãos ou mesmo no cinto de ferramentas.

Por isso, a bolsa para eletricistas pode ser uma opção mais fácil para transportar várias ferramentas com segurança e praticidade com todos os itens que você precisa.

Como escolher o melhor kit de ferramentas para eletricista

Seja para pequenos consertos em casa ou para o trabalho, é muito importante saber escolher o kit de ferramentas para cada necessidade.

Por isso, separamos algumas dicas abaixo que podem te ajudar a escolher o melhor kit de ferramentas, confira a primeira dica abaixo.

Dica 1: Verifique a marca do kit de ferramentas

Seja um kit de ferramentas para uso em casa ou no trabalho, é importante analisar a qualidade do produto.

Neste caso, a recomendação é procurar que sejam conhecidas no mercado pela qualidade e garantia, e recomendações dos profissionais na área.

Neste caso, vale a pena conferir os produtos ou kit de ferramentas da Vonder, da Bosch, DeWalt.

Dica 2: Qual o modelo ideal para sua necessidade

Existem vários modelos de kit de ferramentas ou caixas de ferramentas disponíveis como modelos em maletas, com rodas, com múltiplos compartilhamentos, com gavetas, porta ferramentas e muito mais.

Além disso, é possível encontrar vários tipos de kits de ferramentas voltadas para cada atividade como para elétrica com alicates de corte e diversas chaves de fenda e Philips, além dos kits mistos que englobam um pouco de cada.

Neste caso, dependendo da quantidade de peças que serão transportadas no dia a dia, o válido é investir em uma bolsa ou até uma caixa com rodas para conseguir transportá-las com mais facilidade e evitar carregar pesos desnecessários.

Dica 3: Pesquise vários kit de ferramentas

É importante destacar que existem modelos de kit de ferramentas e fabricantes diferentes.

Por isso, em alguns casos dependendo da promoção ou condição exclusiva sendo oferecida, pode ser interessante adquirir um kit de ferramentas completo do que adquirir um produto unitário (ou vice-versa).

Por isso, a recomendação é sempre comparar os preços e os produtos que as marcas oferecem em kits ou de forma singular.

Dica 4: Escolha kit de ferramentas ou caixas com organizadores

A organização é fundamental para qualquer profissional e pode aumentar a sua produtividade no trabalho.

Neste caso, um exemplo clássico é quando passamos um bom tempo procurando por uma ferramenta que está diante dos nossos olhos.

Mas infelizmente nos frustramos durante a busca porque elas estão bagunçadas dentro do kit de ferramentas ou jogadas dentro da maleta devido a correria do dia a dia.

Apesar de a organização das ferramentas no trabalho ser uma responsabilidade de cada profissional, neste caso seria interessante se o kit de ferramentas tivesse lugares reservados para guardar as ferramentas.

E assim, você não precisaria ficar perdendo tempo procurando pelas ferramentas manuais corretas, basta guardar no lugar certo no kit ou na caixa de ferramentas.

Dica 5: Cuidado com o material do kit de ferramentas

Alguns modelos de kit de ferramentas usados para atividades simples do nosso cotidiano podem ser feitos de titânio, um metal equilibrado e de ótimo custo-benefício.

Mas se você precisa de ferramentas para atividades de trabalho é muito importante olhar os materiais mais resistentes e com maior durabilidade.

As ferramentas são feitas de metais que garantem a resistência necessária para apertos, impactos e manuseio em diferentes funções.

Neste caso, são usados diferentes metais na fabricação, a exemplo do titânio, do aço carbono e do aço cromo vanádio.

E o aço carbono é o metal mais utilizado nas ferramentas, pois é barato e oferece resistência mecânica na medida certa para as aplicações domésticas.

Por isso, as ferramentas feitas de aço cromo vanádio são referência em desempenho e resistência ao longo do tempo.

Dica 6: Kit de ferramentas testado e aprovado

Sempre antes de comprar um produto ou equipamento, verifique se o produto foi testado e aprovado por instituições e normas brasileiras.

Neste caso, temos o Inmetro que é o órgão federal responsável por informar à sociedade sobre os detalhes referentes aos diversos produtos disponíveis no mercado.

Por isso, a presença do selo do Inmetro é importante e serve para atestar que o produto foi fabricado de forma a respeitar e atender aos requisitos de uma norma ou regulamento técnico.

O que você achou deste artigo sobre o kit de ferramentas para eletricistas? Compartilhe aqui nos comentários, o que achou mais interessante!