fbpx

Elétrica

Como instalar interruptor duplo com tomada na instalação elétrica

Mardey Costa
Escrito por Mardey Costa em 7 de novembro de 2021
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe como instalar interruptor duplo com tomada?

No vídeo abaixo, você vai descobrir o que é o interruptor duplo com tomada e como fazer para instalar passo a passo na instalação elétrica.

Então, se você quer aprender mais sobre esse assunto, então continue lendo esse artigo e confira o vídeo abaixo. Nele você vai aprender sobre:

E se você gostou do que vem por aí, então não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais, para que eles possam aprender como instalar o interruptor duplo com tomada.

O que é interruptor duplo com tomada

O interruptor duplo é aquele que possui duas seções para controlar duas lâmpadas ou dois conjuntos de lâmpadas diferentes.

E além de ter duas seções para ligar lâmpadas diferentes, também é possível fazer a ligação deste tipo de interruptor conjugado com uma tomada.

Mas antes de assistir o vídeo abaixo, você sabia que existem vários tipos de interruptor com tomadas.

Tipos de interruptor duplo com tomada

Existem vários tipos de interruptores e eles podem variar de acordo com a capacidade de carga da instalação e com as características do ambiente, como área e acesso ao interruptor.

O primeiro exemplo é o interruptor simples de uma tecla para acionar apenas uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas.

Depois temos o interruptor duplo com duas teclas, sendo cada tecla responsável pelo acionamento de uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas específicas.

E também temos o interruptor triplo que funciona de maneira análoga ao simples e ao duplo, apenas contando com uma tecla a mais, o que possibilita ligação de mais lâmpadas no circuito.

Além dos tipos de interruptores citados acima, é possível encontrar vários outros modelos no mercado e conforme a necessidade específica do cliente.

Onde usar o interruptor duplo

O interruptor ou apagador é um muito usado em instalações elétricas para ligar ou desligar circuitos, e o melhor exemplo é para lâmpadas.

Cada um dos tipos de interruptores é mais adequado para um determinado local de aplicação, veja aqui os usos mais comuns:

Geralmente o interruptor simples é mais indicado para ambientes pequenos e instalado ao lado da porta, facilita o acionamento das lâmpadas sem grandes deslocamentos.

No caso do interruptor duplo, ele é usado em ambientes de tamanho intermediário e que possibilita a instalação de mais pontos de iluminação.

E o interruptor triplo é mais usado em grandes ambientes com setorização das lâmpadas ou conjuntos de pontos de iluminação.

Como instalar o interruptor duplo com tomada

Para instalar o interruptor duplo com tomada são necessárias algumas observações.

Por isso, no vídeo abaixo você vai descobrir como instalar passo a passo o interruptor duplo com tomada.

E lembre-se de seguir o padrão brasileiro de três pinos ao instalar tomadas e garantir maior segurança ao consumidor.

Isso acontece porque o terceiro pino da tomada representa o aterramento que serve para diminuir a exposição à corrente elétrica.

O que você achou deste conteúdo que ensina como instalar o interruptor duplo com tomada? Compartilhe aqui nos comentários, o que achou mais interessante!

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

>