fbpx

Elétrica

Como fazer gato de energia na instalação elétrica

Mardey Costa
Escrito por Mardey Costa em 11 de novembro de 2021
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe como é feito o gato de energia na instalação elétrica?

No vídeo abaixo, você vai descobrir o que é o gato de energia e como é feita a inspeção do gato de energia na companhia de energia elétrica.

Então, se você quer aprender mais sobre esse assunto, então continue lendo esse artigo e confira o vídeo abaixo. Nele você vai aprender sobre:

E se você gostou do que vem por aí, então não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais, para que eles possam saber mais sobre o gato de energia.

O que é gato de energia

O gato de energia ou gato de luz é uma forma de ligação elétrica clandestina destinada a furtar energia elétrica.

Mas esse tipo de ligação elétrica, segundo a legislação brasileira, é um crime de furto ou de estelionato, dependendo do método que for aplicado.

Além disso, o gato de energia ou gato de luz é considerado perigoso, e ainda pode causar a morte por eletrocussão.

Porque existe o gato de energia

O gato de energia é usado para burlar o sistema de medição e pagar mais barato ou não pagar a conta de energia.

Muitos usuários questionam o alto custo da energia elétrica no Brasil e as tarifas das bandeiras que mudam constantemente.

Mas quanto maior o número de gatos, mais cara a conta fica para quem paga corretamente e se alguém furta energia, todos os outros consumidores pagam a conta.

E segundo a ANEEL, a tarifa de energia fica maior porque esse valor é repassado para os outros consumidores.

O que acontece com quem faz gato de energia

Segundo a legislação brasileira, as fraudes e furtos são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a oito anos de detenção.

Além disso, também são cobrados dos fraudadores os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu a irregularidade, acrescida de multa.

São igualmente delituosas tanto as pessoas que executam fisicamente a fraude nas instalações como também os titulares das contas de energia elétrica.

Além de crime, as fraudes e furtos contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores.

Outra consequência negativa das irregularidades é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os nossos consumidores.

Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população.

Como descobrir o gato na energia

Segundo a ENEL, a companhia de energia de São Paulo, em 2020 foram encontradas mais de 69 mil irregularidades em toda a área de concessão.

Essas irregularidades representaram um crescimento de 19,5% na comparação com 2019.

E no total foram realizadas mais de 246 mil inspeções na rede elétrica dos 24 municípios atendidos.

E no vídeo abaixo, você vai descobrir quais são os métodos usados também pela CEMIG para descobrir gatos de energia.

Gato de energia é para os fracos

Mesmo sendo uma ligação elétrica clandestina destinada a furtar energia elétrica, o gato de energia ainda é um método muito usado por algumas pessoas no Brasil.

E recentemente publicamos um vídeo nas redes sociais onde um morador fez um gato diferente no padrão de energia.

Mas você não vai acreditar como ele fez esse gato de energia e qual foi a reação do funcionário da companhia de energia.

@viverdeeletrica

O brasileiro é muito criativo, veja.

♬ som original – Viver De Elétrica

Esse vídeo com o nome “Gato de Luz é para os fracos” fez muito sucesso e viralizou na internet com mais de 547 mil visualizações, veja.

Como é feito um gato de energia

Fazer um gato na energia é crime e ainda pode causar acidentes fatais ou atrapalhar o funcionamento da instalação elétrica.

Além disso, a concessionária sabe como descobrir um gato na energia, e o medidor de energia já é inspecionado em laboratório.

Por isso, no vídeo abaixo você vai descobrir como é feita a inspeção do gato de energia na companhia de energia elétrica, confira.

O que você achou deste conteúdo sobre o gato de energia na instalação elétrica? Compartilhe aqui nos comentários, o que achou mais interessante!

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

>